Sem categoria

Tipos e maneiras de usar chapéus

Escrito por: Tâmara Mendes

Olá pessoas que curtem esse mundo!! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar de um acessório que faz total diferença em um look. O chapéu! Não importa o estilo, esse item tem o poder de deixar o a montagem da roupa mais elegante ou mais despojada, a depender da maneira que você use. Nesse post vou mostrar pra vocês alguns tipos de chapéus e como usa-los no dia-a-dia. Espero que vocês gostem.

Esse são os tipos de chapéus mais usados atualmente pelas famosas, blogueiras e gringas. Os meus preferidos são o floppy, fedora e côco. Vou falar de casa um pra vocês agora!

Chapéu Panamá:

Ao contrário do que o nome diz, não vem do Panamá, sua origem é equatoriana. O modelo é tradicionalmente claro com tramas fechadas feitas com a palha da planta Carludovica palmata. Este é um chapéu que combina com o estilo de vida brasileiro e, por isso é tão popular por aqui. É ótimo para usar na praia e dá um toque de menina praiana quando adicionado a qualquer look.

Chapéu Fedora:

Esse modelo é bem semelhante ao panamá, o que o distingue é ser feito de feltro. Surgido no início do século XX, era inicialmente muito usado pelos homens da época fazendo parte do traje masculino. O chapéu fedora é ideal para fazer diversas combinações porque é um modelo bastante democrático e combina com muitos estilos.

Chapéu Côco:

Originário do final do século XIX, o chapéu coco tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Também é um chapéu utilizado muito pelos homens, principalmente em situações formais, logo após a Primeira Guerra Mundial. O chapéu coco requer estilo para ser usado, mas se você quer criar um look mais despojado o modelo fica perfeito.

Chapéu Clochê:

O mais romântico entre os modelos foi incansavelmente usado pela personagem Blair de Gossip Girl. Ele surgiu entre as décadas de 20 e 30 e era usado pelas mulheres mais independentes da época. O seu formato é semelhante ao sino e se caracteriza por ter as abas caídas. Referência em qualquer guarda-roupa romântico, o chapéu clochê deve ser usado se você quiser deixar o seu visual com cara de menininha.

Chapéu Floppy:

Com abas grandes e copa bem arredondada, o chapéu floppy é romântico e despojado ao mesmo tempo. Muito usado pelos hippies nas décadas de 60 e 70, o modelo é o queridinho entre várias mulheres e super usado em festivais. Seu clima hippie-chic, traz ao visual um toque de elegância. Ele é ótimo para climas mais quentes, basta saber escolher o modelo que irá usar.

E agora, deixo algumas inspirações de looks com chapéu pra vocês. Tentei separar looks com peças que provavelmente você vai ter em casa para te incentivar a usar!

AHHH e mais uma coisa! Você deve ter ficado indecisa sobre qual chapéu usar né? Então vou te dizer o modelo que mais combina com seu rosto!

Rosto oval

Se você tem o rosto mais oval, ou seja, bochechas maiores e queixo mais estreito, deve preferir chapéus em que tanto a aba quanto a copa sejam de tamanhos proporcionais. Não escolha chapéus nem com a aba muito grande e nem muito pequena, por isso evite usar o modelo coco ou floppy que tenha aba muito grande.

Rosto redondo

Para os rostos mais redondinhos a dica é usar chapéus com a copa entre mediana e alta e as abas também devem ser proporcionais ao tamanho da copa. As mulheres de rosto redondo devem evitar o modelo cloche.

Rosto quadrado

As mulheres de rosto quadrado com queixos e testas mais alongados devem preferir modelos com abas mais largas e copas arredondadas e de tamanho mediana a alta. O modelo floppy é o mais adequado para este tipo de rosto.

Rosto triangular

Queixos mais estreitos e o restante do rosto mais largo definem o rosto triangular e as mulheres que possuem esse tipo de rosto devem preferir chapéus com copa e abas arredondadas e em tamanhos menores. O chapéu coco é ótimo para esse tipo de rosto, já o panamá e o fedora devem ser evitados por não terem a copa arredondada.

Então é isso meu amores! Espero que curtam muito esse post e passem a usar esse item em alguns de seus looks. Se postar uma foto usando qualquer um desses modelos de chapéus que você viu aqui no blog, me marca lá no insta que quero ver ok? @delineadasblog

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!!

Sobre a autora:

Tâmara Mendes